quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ousadia na dissertação

Em 2009, a proposta de redação da UFRJ foi a seguinte:


Pensar ou agir de modo distinto da maioria das pessoas pode ser visto como algo simplesmente diferente, ou como inadequação, ou até mesmo loucura.
Considerando a afirmativa acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você apresente suas reflexões a respeito do olhar sobre a normalidade/anormalidade.
O autor do texto abaixo foi bastante criativo, e até ousado, na produção da redação. A banca da UFRJ entendeu o seu objetivo e considerou essa redação como acima da média.
Não transcrevi todo o texto, apenas os parágrafos de introdução e de conclusão. Se for de interesse de vocês, posto depois a redação na íntegra.

Texto:
Introdução
            Eu não compro Baton, não votaria no Obama, não gosto de futebol, e acredito que o uso da terceira pessoa na dissertação é só mais uma marca do racionalismo excessivo e da impassibilidade das relações interpessoais atuais. Seria loucura escrever diferente do recomendado, do previsível, do normal. Seria acusado, mas não seria covarde. De fato, o melhor a fazer é tentar entender por que muitos não o fariam, por que a imaginação e a criatividade entraram em falência e levaram junto um pouco da natureza humana.
Conclusão
            Torna-se evidente, portanto, que o medo da quebra da normalidade pode até ser normal naqueles que estão tão afogados em suas culturas que se alienaram em realidades que desejam ser imutáveis. Contudo, é dever dos “loucos” os salvarem, emergindo de novo sua condição humana, sua capacidade de colocar o mundo a sua volta em crise, insatisfazer-se. A realidade contemporânea, entretanto, conta com problemas que tornam essa ferida mais difícil de cicatrizar, como o individualismo. O irônico é ver  aqueles que defendem essa ação coletiva para retorno da criatividade escreverem na 3a pessoa do singular: são as contradições de uma sociedade que mantem seu lado humano vendado, e só enxerga quando quer. Parafraseando Machado de Assis: “Abane a cabeça, leitor”.
(Fonte: UFRJ)

Talvez pelo fato de eu não ser uma pessoa das mais criativas para escrever, fico em êxtase quando vejo alguém ser brilhantemente inteligente saindo do habitual. Fiquei apaixonada por essa redação!!


Vamos à análise:


A primeira pessoa do singular e a frase-guia da redação
Sabemos que nos textos dissertativos a primeira pessoa do singular NUNCA deve ser utilizada. Faz parte da estrutura desse gênero textual o uso de linguagem impessoal, no entanto, o autor dessa redação é bastante ousado e inicia o texto com o “Eu”.
Eu não compro Baton, não votaria no Obama, não gosto de futebol, e acredito que o uso da terceira pessoa na dissertação é só mais uma marca do racionalismo excessivo e da impassibilidade das relações interpessoais atuais”.
Mas esse uso foi claramente proposital e fazia total sentido em relação ao tema proposto. Se a banca queria que o candidato refletisse sobre a ideia de  pensar ou  agir de modo distinto da maioria, nada mais criativo do que iniciar o texto de maneira diferente da maioria. A banca compreendeu que o autor sabe que a linguagem impessoal deve ser utilizada na dissertação e encarou o início do texto dele como uma estratégia para dar sentido a sua tese, que foi:
De fato, o melhor a fazer é tentar entender por que muitos não o fariam, porque a imaginação e a criatividade entraram em falência e levaram junto um pouco da natureza humana.
Podemos dizer que essa é a frase-guia do texto. Já percebo, nessa frase, que o autor, durante o desenvolvimento, explicará por que as pessoas não saem dos padrões estabelecidos e defenderá o quanto esse processo é prejudicial ao Homem.

Reafirmação da tese
No primeiro período da conclusão, o autor reafirma a ideia exposta na introdução de que a padronização é prejudicial. Ele afirma que as pessoas que só seguem aquilo que está estabelecido são alienadas.
“[...]o medo da quebra da normalidade pode até ser normal naqueles que estão tão afogados em suas culturas que se alienaram em realidades que desejam ser imutáveis”.
Em seguida, diz que são os “loucos”, ou seja, aqueles que ousam, aqueles que não têm medo de fugir do considerado normal que salvarão o mundo.
“[...] é dever dos “loucos” os salvarem, emergindo de novo sua condição humana, sua capacidade de colocar o mundo a sua volta em crise, insatisfazer-se”.

A ironia
Magistralmente, também na conclusão, o autor se dirige à banca avaliadora e diz que, apesar de não gostar de seguir padrões, escreve o texto em terceira pessoa, quer dizer, segue o pré-estabelecido, por uma exigência social:
“O irônico é ver aqueles que defendem essa ação coletiva para retorno da criatividade escreverem na 3a pessoa do singular”.

A informação cultural como arremate
Para fechar o texto, o autor cita uma frase de Machado de Assis, em que há a ideia de passividade: o leitor abanando a cabeça (dizendo sim). Trata-se de uma alusão à sociedade, que “abana a cabeça” para o que lhe é imposto.
Parafraseando Machado de Assis: “Abane a cabeça, leitor”.

Adorei!

9 comentários:

  1. Olá minha querida amiga Lygia!!!
    Estou apresentando você para meus amigos, fiz uma postagem em meu diHITT para que todos lhe deem as boas-vindas.
    Passa lá para conferir e deixar o seu comentário!
    Será um enorme prazer tê-la conosco!!!
    Endereço: http://www.dihitt.com.br/n/pessoal/2011/09/01/apresentando-lygia-maria
    Tenha uma linda noite!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga Lygia!!!
    Minha amiga, entre lá no dihitt e confirme os pedidos de amizade, para confirmar clique em "Amigos" no menu que fica no topo da página, do lado direito, vai aparecer uma relação com os pedidos, clique em confirmar.
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Ligya
    Parabéns pelo blog. Mais uma vez o Pirollo acertou na mosca.
    Seja bem vinda.
    Abraços
    Felipe

    ResponderExcluir
  4. Oi, Felipe!!

    Muito obrigada pelas palavras!

    Abraços!
    Lygia

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante essa redação! bastante criativo, e como sempre sua análise é 10! bjs

    ResponderExcluir
  6. Que coisa boa Lygia, quando for publicar um livro (de poesia) vou entrar em contato contigo - você é uma revisora maravilhosa, não tenho dúvida!Análises gostosas de acompanhar...

    Interessante também, sobre esta redação, o desfecho citando outra pessoa - por sinal que pessoa! no caso Machado A. - pois se equilibra com o início, marcando que esta fala em si mesma não se reduz ao "eu". Machado, escritor de "O Alienista", seria de uso acima da média mesmo, já que se insere bem na temática. Mandou o recado, digo até, muito lá pra cima da média! O uso afirmativo da língua que construiu nela um bom modo para atacar o uso normativo, quando se veja este diminuindo a potencia do dizer. Nossa! viajei!!! foi o entusiasmo da leitura... ahahaha ;)) Se ainda não o fez, faz um post do texto na íntegra. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Era para colocar a banca para pensar também, sem dúvida. Vejam como cai como uma luva o desfecho do texto parafraseado, pensando a respeito da coerência textual e conceitual sempre de "mãos dadas" - leiam sobre a obra de Machado de Assis: em http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Alienista

    ResponderExcluir
  8. menino.Guaiaqui, já inseri o texto na íntegra. Recebi muitos e-mails de pessoas pedindo o texto completo. Depois dê um olhada.

    Ahh...você poderia postar uma de suas poesias por aqui...

    Beijuu!

    ResponderExcluir
  9. Procurei pela frase de Machado de Assis e percebo outra possibilidade de interpretação. Faço, em breve, um post sobre isso!!

    ResponderExcluir