terça-feira, 18 de outubro de 2011

Redação analisada: Os idosos e a sociedade - Enem 2009


Olá! Antes de sua leitura, um pequeno aviso.  Em junho de 2015, o blog voltará a ter publicações periódicas. Você tem dificuldade em algum tema específico e quer que eu o aborde por aqui? Se sim, envie-me um e-mail explicando-me a sua necessidade e eu preparei novos conteúdos a respeito! Aguardo seu contato pelo e-mail: lygiafs@yahoo.com.br 
Até breve!
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Os idosos e a sociedade
O estatuto do idoso prevê, sem reservas, os direitos dos idosos na sociedade brasileira. Com o aumento da expectativa de vida, essa atitude o respeito a essa lei se torna imprescindível para a vida digna dos mesmos. No entanto, a condição de "ser idoso" gera um preconceito que impede grande parte dessa parcela da população de participar ativamente da vida em sociedade (TESE). A conclusão é imediata: aqueles que no passado ajudaram a construir o Brasil atual,  (não separe sujeito e predicado)são marginalizados por ele.
            Em pleno século XXI, o mundo se encontra em sua mais notável fase capitalista, onde em que (onde só deve ser usado para fazer referência a lugares) os conceitos de individualismo e produtividade imperam sobre quaisquer outros. Quando algo se torna improdutivo, é imediatamente considerado desnecessário e substituído. Esse conceito também se aplica à esfera social. Os idosos são descartados por supostamente não terem o mesmo vigor da juventude, e, na maioria das vezes, não lhes é dada a menor oportunidade de demonstrar o contrário. O parágrafo está ótimo, mas se pudesse citar um exemplo curto ao final, a argumentação ficaria ainda mais forte.
            Entretanto, podemos observar que, em outras regiões, a situação é bem diferente. Embora diversos países orientais sejam extremamente industrializados, a valorização do idoso é fator fundamental nas decisões da família e da sociedade como um todo. Ocorre o reconhecimento e respeito pelos conhecimentos adquiridos pelos mais velhos ao longo da vida, uma sabedoria que pode e deve ser passada adiante. Em outras palavras, laços de cultura e valores familiares passados ao longo de gerações foram o suficiente para barrar as concepções cruéis do mundo ocidental, ou ao menos, diminuir seu impacto.
            Para a construção de uma vida digna e aumento da própria autoestima dos idosos, é necessário que haja uma urgente integração social. Projetos voltados para esse público e esforços por parte da família em integrá-los ao cotidiano do lar são fundamentais. A ociosidade tradicionalmente associada à idade avançada deve ser esquecida, uma vez que eles são capazes de desempenhar papel vital em nossa sociedade: o de ajudar a transformá-la, e não apenas observar sua transformação.

Comentários gerais: seu texto é muito bom. Possui fluência, tese bem delineada e diversidade argumentativa. Atente para os pontos abaixo para que ele fique ainda melhor.
Sobre o título: tente usar mais criatividade ao criar um nome para o seu texto. Um título criativo pode fazer com que sua redação se diferencie em meio a tantas outras.  Uma boa estratégia é criar o título a partir de alguma ideia apresentada no desfecho da conclusão. Dessa forma, o fim da redação estará conectado ao seu início, o que garante circularidade à dissertação. Por exemplo, se a sua redação fosse minha, eu colocaria o título “Nada de meros observadores” ou alguma coisa nesse sentido.
A proposta de solução: desenvolva mais as propostas para solução do problema. No Enem, esse aspecto é muito importante. Não basta, de maneira generalizada, dizer que devem ser criados projetos para os idosos. Diga que tipo de projeto deve ser implantado e cite o setor social responsável por isso.
Interdisciplinaridade: na tabela de correção do Enem, a interdisciplinaridade também é avaliada. Ou seja, é importante fazer referência a diferentes áreas de conhecimento, como citar um fato histórico, um dado literário etc.
Nota: considerando os critérios de correção do Enem, sua nota seria em torno de 9. Perderia meio ponto em Proposta de solução e meio ponto em Tema/ Progressão/ Interdisciplinaridade, por ausência do último item.
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Olá!  Em junho de 2015, o blog voltará a ter publicações periódicas. Você tem dificuldade em algum tema específico e quer que eu o aborde por aqui? Se sim, envie-me um e-mail explicando-me a sua necessidade e eu preparei novos conteúdos a respeito! Aguardo seu contato pelo e-mail: lygiafs@yahoo.com.br 
Até breve!

5 comentários:

  1. Oi, linda menina!

    Como é bom ver jovens assim, fazendo sua parte, ensinando, ajudando quem precisar. Muito legal!
    Parabéns!

    Um grande abraço, Lygia!

    LeMarc

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  2. Oi, Le Marc!

    Fiquei feliz com o "jovens assim"! Já tenho 30 e um comentário desse me deixa toda boba! rsrs
    Um abraço!
    Lygia

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  3. Oi, Lygia!

    Tudo bom?

    Irei fazer o concurso da Policia Militar de Minas Gerais e minha maior preocupação será a produção de um texto bacana.
    Mas de qualquer forma, fiquei muito mais esclarecido após conhecer seu blog. Muito legal mesmo!
    Abraços!

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  4. Mesmo não substitui elemento anterior,confere?

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  5. Oi, fiz uma redação com esse tema e não conheço
    ninguém que possa corrigir.. Poderia

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