sábado, 29 de outubro de 2011

Redação Enem 2011 - Inteligência digital


Como anunciado, segue a redação que produzi para o tema do Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado.
Fiz essa redação em casa, mas tentando reproduzir o ambiente da prova: o texto foi feito em 1 hora e sem pesquisa de conteúdos. Nos dias seguintes à escrita dessa redação, senti vontade grande de mudar alguns trechos, inserir informações, mas não o fiz. Isso porque meu objetivo foi me aproximar da condição dos candidatos no momento da prova a fim de identificar quais poderiam ser as dificuldades em relação ao tema.
Avalio o texto que produzi como correto tecnicamente, mas faltou interdisciplinaridade.  Gostaria também de ter feito mais um parágrafo de desenvolvimento, mas não deu tempo.
Segue o texto nessa postagem. Na próxima, os comentários.

                                                              Inteligência digital
            São inegáveis os benefícios proporcionados pela comunicação na chamada Era Digital, o problema é que nem todos os usuários encontraram a maneira ideal de participar desse novo tempo. Uma prova disso é a falta de discernimento sobre o que deve ou não ser exposto na rede. Apesar de haver situações positivas, quando informações particulares se tornam públicas na Web, na maioria das vezes, esse processo é negativo e precisa de controle.
            Em alguns casos, é importante que uma situação sigilosa passe a ser de conhecimento geral, até para que se garanta o respeito aos direitos humanos.  Nesse contexto, a ruptura do privado por meio da internet é de grande importância para a sociedade. Um exemplo claro nesse sentido é o caso da organização WikiLeaks, que, há algum tempo, divulgou vídeos do exército americano atacando civis no Iraque. Os vídeos mobilizaram todo o mundo e cumpriram importante papel social.
            No entanto, o caso do WikiLeaks repercutiu positivamente porque teve tom de denúncia. Quando a exposição por meio da rede relaciona-se à vida do cidadão comum, as consequências são negativas. Com a ascensão das redes sociais, têm ocorrido grandes equívocos. Já foram divulgados na internet vídeos de casais expondo suas intimidades sem se darem conta do quanto a disseminação pela internet é rápida. Ações como essa denigrem a imagem de uma pessoa e são muito prejudiciais na vida que se vive além da tela do computador.
            É inegável, portanto, que, na sociedade atual, tem sido fácil tornar público o particular e que pode haver consequências boas e ruins em ambas as situações. Para que as ruins sejam evitadas, seria importante que uma nova disciplina passasse a integrar o currículo escolar – Educação Digital – a fim de que se formasse uma geração mais consciente. Além disso, campanhas poderiam ser veiculadas pela mídia, alertando a população sobre a falta de segurança na rede. Provavelmente, dessa maneira, daqui a algum tempo, teremos uma sociedade com maior inteligência digital.

Foto do blog: www.lucianoedipo.blogspot.com

7 comentários:

  1. Oi, menina! Tudo bem?

    Clap clap clap... Belo texto! Em especial achei muito interessante a sugestão que você dá no final sobre uma possível disciplina Educ. Digital. Se não uma disciplina, pelo menos maior atenção da escola com o tema.

    Beijo!

    LeMarc

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  2. Oi, Le Marc!!!

    Seria uma boa essa disciplina, né?!

    Beijuuu!

    Lygia

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  3. Oi, eu fiz uma pergunta no Yahoo

    (Link: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20111029143028AA5Kbr5)

    E voce bem gentil me respondeu, sobre fuga do tema da redação do ENEM. A parte do contato fisico pelo virtual foi apenas uma frase, vou mais ou menos transcrever minha redação para voce, se puder, me dar uma opnião:


    Viver em Rede no século XXI

    A democratização da internet vem sendo um impulso importante na inclusão digital da sociedade, porém traz consigo alguns problemas preocupantes, como a falta de privacidade e a dificuldade de discernimento entre o publico e o privado. Através da conscientização dos cidadãos, desde o inicio de sua formação, esses problemas poderiam ser amenizados.

    Diante desse contexto, ao mesmo tempo que a Internet contribui para fenomenos atuais como a globalização, ela cria abismos entre as pessoas, que passam gradativamente a substituir o contato fisico pelo virtual. Outro entrave é a falta de ponderação no conteúdo que nela se publica, como o caso das redes sociais (conhecidas como "terras de ninguem"), expondo a privacidade dos usuarios. Se adaptando a essa nova realidade, as escolas poderiam atraves da educação disseminar ideias da necessidade do uso consciente dessas ferramentas, propondo palestras, oficinas, distribuindo cartilhas para a população em geral.
    Segundo pesquisas realizadas por psicologos, essa realidade so tende a avançar, portanto é necessario que ela cresça de modo consciente, respeitando a privacidade e o direito de expressão de cada um.

    A internet tambem é um ambiente social, e como tal, deve implementar regras e normas que promovam a democracia , sem desrespeito. Se essa realidade continuar assim, a rede que hoje interliga o mundo vai estar avançando para um contexto diferente daquele idealizado, podendo trazer maleficios a coletividade.

    Na hora de passar a limpo mudei palavras repetidas, alguns trechos, esse é um esboço do meu rascunho.
    Obrigado
    Vinicius

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  4. ótima redação! O texto que fiz no Enem seguiu uma linha de raciocínio muito similar a sua. E ainda, eu resolvi acrescentar o "cyberbullying".

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  5. Fantástico!!!
    A introdução deixa claro o ponto cognitivo de toda a discussão: o limite entre o público e o privado na rede, aliás, esse é o tema a ser tratado até a última linha.
    O que mais me impressionou foi os fatos reais, o que demonstra de que o autor está atualizado e acompanha frequentemente as notícias de maior repercussão. Sem contar o antagonismo de ambos, pois o primeiro fato aborda o usufruto da tecnologia em prol da coletividade e por tratar-se essencialmente de uma denúncia, ao contrário do segundo, que traz o uso da tecnologia a favor de interesses individuais e impróprios.
    Não poderia deixar de enaltecer a proposta de intervenção, que embora seja conservadora e politicamente correta é amplamente viável. Afinal, a educação e a conscientização são ferramentas de alto poder de transformação, capazes de remodelar conceitos até então imutáveis.
    Nossa!!! Haja "sinapse" para tanto neurônio em funcionamento... Essas escritoras adeptas à tecnologia me deixam de "boca-aberta" (risoss...).
    Até a próxima.
    RENAN MARQUES.

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  6. Oi, Renan!
    Ótimo comentário!!

    Brigada!!

    Lygia

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