sábado, 15 de outubro de 2011

Redação Enem 2009 - Valorização do idoso

Publico nessa postagem o texto produzido por uma pessoa que contratou o serviço de correção de redações

Nesse post, apresentarei a proposta na íntegra e a redação. No próximo, transcreverei a correção e os comentários.

Atualização da postagem: sobre a autoria da redação.

PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema Valorização do idoso, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione , de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
_____________________________________________________________________________
Estatuto do idoso
Art. 3o. É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. [...].
Atr. 4o Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou imissão, será punido na forma da lei.
                                          Disponível em www.mds.gov.br/suas/arquivos/ estatuto_idoso.pdf Acesso em 07 de maio de 2009

Foto: Angeluci Figueiredo
Disponível em: <HTTP://correio24horas.globo.com>
Acesso em: 18 ago 2009


O aumento da proporção de idosos na população é um fenômeno mundial tão profundo que muitos chamam de “revolução demográfica”. No último meio século, a expectativa de vida aumentou em cerca de 20 anos. Se considerarmos os dois últimos dois séculos, ela quase dobrou. E, de acordo com algumas pesquisas, esse processo pode estar longe do fim.
Disponível em: HTTP://www.orizamartins.com/ref-ser-idoso.html. Acesso em: 07 maio de 2009

Instruções:
-Desenvolva seu texto em prosa: não redija narração, nem poema.
-O texto com até sete linhas escritas será considerado texto em branco.
-O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.
____________________________________________________________________________

Redação produzida

Os idosos e a sociedade
O estatuto do idoso prevê, sem reservas, os direitos dos idosos na sociedade brasileira. Com o aumento da expectativa de vida, essa atitude se torna imprescindível para a vida digna dos mesmos. No entanto, a condição de "ser idoso" gera um preconceito que impede grande parte dessa parcela da população de participar ativamente da vida em sociedade. A conclusão é imediata: aqueles que no passado ajudaram a construir o Brasil atual, são marginalizados por ele.
            Em pleno século XXI, o mundo se encontra em sua mais notável fase capitalista, onde os conceitos de individualismo e produtividade imperam sobre quaisquer outros. Quando algo se torna improdutivo, é imediatamente considerado desnecessário e substituído. Esse conceito também se aplica à esfera social. Os idosos são descartados por supostamente não terem o mesmo vigor da juventude, e na maioria das vezes, não lhes é dada a menor oportunidade de demonstrar o contrário.
            Entretanto, podemos observar que em outras regiões, a situação é bem diferente. Embora diversos países orientais sejam extremamente industrializados, a valorização do idoso é fator fundamental nas decisões da família e da sociedade como um todo. Ocorre o reconhecimento e respeito pelos conhecimentos adquiridos pelos mais velhos ao longo da vida, uma sabedoria que pode e deve ser passada adiante. Em outras palavras, laços de cultura e valores familiares passados ao longo de gerações foram o suficiente para barrar as concepções cruéis do mundo ocidental, ou ao menos, diminuir seu impacto.
            Para a construção de uma vida digna e aumento da própria autoestima dos idosos, é necessário que haja uma urgente integração social. Projetos voltados para esse público e esforços por parte da família em integrá-los ao cotidiano do lar são fundamentais. A ociosidade tradicionalmente associada à idade avançada deve ser esquecida, uma vez que eles são capazes de desempenhar papel vital em nossa sociedade: o de ajudar a transformá-la, e não apenas observar sua transformação.
______________________________________________________

Olá!  Em junho de 2015, o blog voltará a ter publicações periódicas. Você tem dificuldade em algum tema específico e quer que eu o aborde por aqui? Se sim, envie-me um e-mail explicando-me a sua necessidade e eu preparei novos conteúdos a respeito! Aguardo seu contato pelo e-mail: lygiafs@yahoo.com.br 
Até breve!

7 comentários:

  1. Essa redação é minha, eu fiz para correção do UOL ano passado, só mudaram algumas coisas e postaram aqui. David

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David. Não creio mesmo que uma pessoa que decidiu pagar por um serviço de correção tenha copiado da internet uma redação.

      De qualquer maneira, entrarei em contato com ela e pedirei que te passe uma resposta.

      Um abraço.

      Excluir
  2. Olá, David. Segue a resposta da Anny, autora da redação postada:

    "Oi Lygia! Tudo bem sim e com você?

    Sim, eu me lembro de ter enviado essa redação pra você. Nossa, é incrível que isso tenha acontecido. Como você mesma disse, eu mandei a redação pra ser corrigida justamente porque queria avaliar minha capacidade de redigir. Eu a escrevi seguindo o critério de tempo do próprio ENEM, justamente por ser uma forma de me avaliar para o dia da prova. De fato, eu não consultei nenhum site, livro ou outros textos enquanto redigia.

    Entretanto, como na época eu estava lendo vários e vários exemplos de redações na internet, pode ser que eu tenha ficado com alguma frase ou trecho da redação dele impressa na minha cabeça e acabei incorporando isso ao meu texto. É natural ir absorvendo elementos e formas de introduzir ou terminar um texto a partir de outras redações e depois aplicá-los. Acredito que grande parte dos estudantes faz isso. Porém, é impossível que algum trecho completo tenha sido transcrito ou coisa do tipo. Até porque não acredito que a UOL publique redações que foram enviadas pra correção, que eu saiba eles publicam apenas redações de vestibulares que receberam conceitos máximos.

    Bom, de qualquer jeito, fico feliz que o blog ainda esteja ativo e ajudando outros alunos!

    Abraços".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviei minha redação redigida e corrigida no dia 13/12/2009 para voce dar um olhada. So preciso agora da data que enviei ela para o UOL corrigir. Nem que eu tenha que abrir uma ação contra o UOL para ter acesso a essa redacao, eu sei que ela foi publicada e copiada. Como você mesmo disse, as pessoas lhe pagam para voce corrigir as redacoes. Eu lhe parabenizo mais uma vez pelo blog, mas sei que essa redacão foi redigida por mim no fim do meu 3 ano em 2009. O que o UOL fez com ela e onde à publicou nao sei. David

      Excluir
  3. Oi, David.

    Analisarei o texto que você enviou e te darei uma resposta.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Nota de esclarecimento sobre os comentários acima: http://paraescreverbem.blogspot.com.br/2013/03/nota-de-esclarecimento.html

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Lygia. É bom quando temos nosso trabalho reconhecido. David Veras

    ResponderExcluir