domingo, 23 de outubro de 2011

Viver em rede: o limite entre o público e o privado


Foi esse o tema da redação do Enem de hoje e, em minha opinião, o assunto foi bem interessante. Vocês gostaram?
Em breve, publicarei artigo com comentários sobre a prova. Enquanto isso, sugiro a leitura da redação produzida pelo professor Rafael Pinna, publicado em O Globo on line, agora pouco, sobre o tema da redação. Clique aqui para acessar.
Aguardem mais notícias e deixem comentários. Estou ansiosa para saber como foram.
                                                                                                           Até mais!

6 comentários:

  1. Não gostei do tema da redação. Eu estava me preparando pra alguma coisa mais no estilo dos temas dos anos anteriores, como trabalho, a condição dos idosos, etc. Fiquei muito ansioso pra escrever e acabei perdendo muito tempo. Mas acho que no final deu pra desenvolver alguma coisa coerente. O problema é que quase não sobrou tempo pra prova de matemática, acabei errando 10 questões. Mas, enfim, agora é torcer pra que dê tudo certo!

    Lygia, com relação à redação do Rafael Pinna, ela é ótima, só que nunca caberia nas 30 linhas do enem. E esse é justamente um dos meus maiores problemas, fazer com que tudo que você quer dizer caiba nesse espaço exíguo.

    No mais, quero agradecer novamente pelo seu blog. Foi realmente de grande ajuda para enfrentar essa etapa.

    Um abraço!
    Frederico

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essa redação que foi publicada no Globo Online. Sem dúvida, ele abordou o assunto exatamante da forma que os examinadores sugeriram. Só que, como o Frederico disse, essa redação jamais caberia nas 30 linhas. O Enem avalia muitos aspectos do texto, como criatividade e interdisciplinaridade, só que não tem como argumentar de forma completa no espaço disponível. Minha ideia foi dedicar boa parte das linhas à proposta da solução, já que eles valorizam tanto esse detalhe. Mas, de qualquer forma, acredito que o tema foi fácil e deu pra desenvolver bem.

    Vou ficar aguardando os comentários, Lygia!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Frederico!!

    Como eu disse, gostei da proposta, mas sei que havia certa complexidade para falar sobre o assunto. O tema exigia que o desenvolvimento ficasse bem amarrado para que não houvesse tangenciamento.
    Sobre o tamanho da redação, acho que o melhor a fazer no Enem é compor apenas 2 parágrafos de desenvolvimento.

    Estou na torcida por você. Volte para contar como se saiu, ok?!

    Beijinho!
    Lygia Maria

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anny!
    Você foi por um bom caminho!

    Publicarei novo artigo em breve.

    Beijinho!
    Lygia Mari

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho certeza de que fugi, ainda não sei se total ou parcialmente, ao tema. A ansiedade anuviou tanto minha capacidade de entender a proposta que acabei focando em um aspecto muitíssimo secundário: argumentei sobre a dicotomia entre indivíduo e sociedade, da qual o conflito público-privado seria apenas um aspecto, atualmente posto em relevo por causa dos novos canais de expressão do indivíduo (as redes), que deram-lhe chance de, pela primeira vez na história, desequilibrado essa tensa relação entre os indivíduos e a sociedade, historicamente baseada vigiar e punir (citei Foucault), isto é, a sociedade e o Estado punem os desviantes, frequentemente marginalizando-os. As redes permitiriam ao indivíduo fugir um pouco da vigilância e da punição, dando-lhe novas oportunidades de articulação e participação política. Por isso, propus que as redes fossem tomadas pelo poder público como instrumento para garantir a cidadania e legitimar demandas sociais como o acesso a informação entre outros direitos, conforme preconizado pela ONU. Vejam que neste ponto (que seria minha proposta de intervenção) eu não delirei totalmente (hehe)!
    Só depois entendi, desolado (muito...), que se tratava de escrever sobre questões éticas ligadas ao uso da rede, apenas isso(o.O). Enfim, fica aí o relato da minha malfadada experiência. Li mal, escrevi mal. Enfim, Medicina fica pra próxima edição (abril de 2012)... Como não tenho condições de fazer cursinho, vou ficar acompanhando este blog até lá. Lygia, obrigado pela iniciativa de compartilhar suas dicas e orientações.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Pablo!
    A sua ideia foi muito interessante!! Pelo que você descreveu, não parece que fugiu do tema, parece que apresentou apenas outro olhar sobre a questão. Se em todos os parágrafos, a ideia de público e privado em tempos de internet estiver presente, não acredito que você perderá pontos. Além disso, sua escrita é boa e você fez bom uso da interdisciplinaridade. Vamos esperar, mas eu acho que você não deve se dar por vencido ainda não. Estou na torcida!!
    Beijinho!
    Lygia Maria

    ResponderExcluir