sábado, 7 de janeiro de 2012

Para escrever bem: de volta ao trabalho

Olá!

Por conta das férias e da correria de final de ano, o blog ficou um tempinho sem atualização. Algumas novidades estavam sendo preparadas durante esse tempo e, em breve, explicarei por aqui do que se trata.

Apesar da ausência de postagens, tenho tido contato com alguns leitores por e-mail. Alguns me deram ótimas notícias sobre as notas obtidas nas redações, outros relataram que estavam se sentindo injustiçados em relação à avaliação textual da banca do Enem.

Como tem sido noticiado, muitos estudantes estão acionando a justiça para solicitação de revisão de nota. Já temos alguns casos de candidatos que conseguiram sucesso. Um deles havia tirado zero na redação e, após revisão do texto, teve a nota alterada para 880. Se a redação dele for divulgada, farei a análise por aqui.

Então, quem realmente de sentiu prejudicado, injustiçado, deve se mover. Só não pode desanimar, pois já tem outro Enem prestes a acontecer. Quem não teve sucesso em 2011 terá duas chances em 2012. Haverá um Enem em abril e outro no final do ano. Portanto, a hora de estudar é já.

Farei, aos poucos, comentários sobre os temas das redações das últimas provas de 2011.

Desejo a todos um ótimo ano novo!
E vamos trabalhar!!!

Lygia Maria


2 comentários:

  1. Que bom saber que está de volta à ativa, Lygia. Infelizmente me incluo entre os insatisfeitos com a correção da redação. Apesar de ter acertado 161 questões do total de 180 das provas, perdi todas as chances com uma avaliação de 600 pontos na redação. Já entrei com um pedido de revisão, mas ainda não foi atendido.
    E o pior é que além de algumas universidades já terem se pronunciado contra utilizar a nota do enem de abril para a seleção do meio do ano, o Haddad declarou que ainda é incerto se terá mesmo essa prova em abril desse ano. Ou seja, desânimo e desânimo...
    Já viu a entrevista com o professor que participou do processo de correção das redações?
    (Link: http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/ex-avaliador-do-enem-professor-denuncia-falhas-no-processo-de-correcao-das-redacoes-3560971.html )
    Sinceramente desanima estudar, treinar redação um ano inteiro e no final de tudo ficar refém de um processo tão vergonhosamente injusto e ineficiente como esse enem.
    Mas, enfim, desculpe o desabafo, fico muito feliz em ver suas postagens novamente. Como dizem, sou brasileiro e não desisto nunca. Espero que reinventem o enem e que ele se torne um processo mais justo e transparente nas próximas edições.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Frederico!

    Eu vi a entrevista com o professor que participou da correção. Na opinião dele, apenas o primeiro parágrafo da redação da aluna foi lido. Tem muita gente pedindo vista de prova. Semana passada eu auxiliei a mãe de um aluno na produção de um recurso.
    Sobre o Enem de abril, também vi que o Haddad não confirmou. Enfim... a situação está mesmo complicada. Mas tente não deixar o desânimo tomar conta. É bem provável que você consiga a revisão que solicitou. Tem muita gente conseguindo.

    Qualquer coisa, estou por aqui.

    Um abraço!
    Lygia

    ResponderExcluir