segunda-feira, 16 de abril de 2012

Redação para o concurso da Caixa Econômica Federal - Sustentabilidade

Olá!

No último post, eu havia dito que em próxima publicação faria a análise da redação “Descanso do cavalo branco”. No entanto, adiarei essa postagem a fim de atender um grupo que precisa de urgência: os candidatos ao concurso da Caixa Econômica Federal, que farão, no próximo domingo, uma prova cuja redação é eliminatória.

Recebi em meu e-mail alguns pedidos de orientação para desenvolvimento de uma redação sobre o tema “sustentabilidade”. Em um fórum de discussão sobre o concurso, o mesmo pedido me foi feito, então, achei importante escrever a respeito.

Abaixo apresento um roteiro e uma introdução sobre o tema, porém, para facilitar o entendimento, repetirei parte de uma outra postagem, em que falei um pouco sobre elaboração de roteiro.

Como se trata de um assunto abrangente, muitas ideias me vieram à cabeça. Tive que me forçar a parar de escrever para a publicação não ficar muito grande. Porém, se fizesse a redação completa, usaria todas as ideias que expus nos tópicos do roteiro. É possível perceber que a minha tese – último período da introdução – é um resumo de tudo o que escrevi e apresenta os tópicos que eu abordaria no desenvolvimento.

Bom, é isso! Agora vamos ao conteúdo.

*********************************************************************************

Para fazer o roteiro, eu sigo os seguintes passos:

1.Escrevo, em tópicos, todas as ideias que me vêm à mente sobre o tema.
Nesse primeiro momento, não me preocupo em como estou escrevendo, apenas com as ideias. Uso gírias, repito palavras etc. O importante é passar para o papel o que está na minha cabeça.

2.Analiso o que escrevi para identificar qual será a minha linha de raciocínio sobre o tema.
Esse momento é interessante, pois, às vezes, antes de fazer o roteiro, eu tenho uma ideia, porém, depois de escrever tudo, percebo que vou seguindo por outro caminho, às vezes até oposto ao inicial.

3.Organizo, seleciono, descarto.
Já sabendo o que eu vou defender, começo a agrupar os tópicos que possuem alguma relação; penso que ideias poderão estar na conclusão, no desenvolvimento e na introdução; descarto os tópicos que acho fracos ou que não fazem sentido na linha de raciocínio que escolhi.

Pronto! São esses os passos que sigo antes de começar a escrever.


Abaixo, então, está a minha produção. Antes, apenas, algumas observações para facilitar a análise:

- No roteiro, usei cores para agrupar as ideias que se relacionavam.

- Minha linha de raciocínio constituiu a frase guia da minha introdução – último período.

- Não reparem o vocabulário extremamente coloquial do roteiro. Como disse acima, nessa etapa, eu não me preocupo em como estou escrevendo.

- Percebam, na introdução produzida, que eu não apresentei o assunto de forma imparcial, como uma jornalista. Expus um ponto de vista, explicitei uma abordagem, me posicionei em relação ao tema. É importante essa observação porque é comum, em um tema como esse, as pessoas fazerem um texto expositivo, apenas apresentando informações. No caso de uma dissertação argumentativa, é preciso mais do que isso.

Roteiro

Sustentabilidade

- Nos últimos anos, o conceito de sustentabilidade tem estado bastante em voga.

- Na verdade, fala-se sobre desenvolvimento sustentável, que significa permitir o avanço de um país, por exemplo, porém realizando ações para que esse desenvolvimento não degrade o meio ambiente e, assim, não prejudique as gerações futuras. A sustentabilidade tem como princípio a ideia de que o crescimento deve estar aliado à preservação de recursos naturais.

- Em um momento em que se fala tanto da questão ambiental, o conceito de sustentabilidade ganhou força.

- No setor empresarial, é de grande importância a adoção de medidas sustentáveis em seus processos. Adotar ações que permitam um crescimento consciente tem funcionado, inclusive, para a respeitabilidade de uma companhia. É possível perceber que muitas empresas estão investindo em ações sustentáveis para se projetarem junto à sociedade como ambientalmente corretas.

- Em alguns casos, essa associação da imagem de uma marca à ideia de sustentabilidade pode até ser apenas marketing. É provável que haja companhias que no dia a dia pouco se preocupam com essa questão, mas realizam algumas ações a fim de ficarem bem projetadas.

- Pensar em sustentabilidade é, por mais paradoxal que pareça em um primeiro momento, pensar em lucro. Os recursos disponíveis para crescimento das companhias podem se tornar escassos caso não haja um planejamento. Dessa forma, pensar em sustentabilidade é uma maneira de garantir a continuidade de produção a longo prazo.

- A ideia de sustentabilidade também está relacionada à questão social. Sustentabilidade e educação, por exemplo, são instâncias interligadas, pois somente uma população instruída pode ter uma consciência que não seja imediatista.

- Desenvolvimento econômico precisa estar aliado à conservação dos ecossistemas.

- Em entrevista a um programa Cidades e soluções, uma especialista no assunto explicou que o conceito de sustentabilidade é entendido de maneira superficial, afirmando que algumas instituições, por exemplo, para falar que são sustentáveis, defendem apenas a ideia de reciclagem. Na verdade, muitos produtos que são consumidos pela população possuem processos complexos, em que cada matéria-prima para sua confecção vem de um lugar diferente. Dessa maneira, muita energia é gasta para o oferecimento de um simples produto. As empresas que realmente se preocupam com a sustentabilidade já estão modificando sua forma de produção, investindo no encurtamento das distâncias para a fabricação.

Introdução

               Mais do que uma questão ambiental

A busca das nações por crescimento econômico fez com que surgissem muitas reflexões sobre a maneira como o desenvolvimento tem se dado. Nesse contexto, o conceito de sustentabilidade, que tem como princípio básico a ideia de avanço econômico aliado à preservação de ecossistemas, passou a vigorar na sociedade. Trata-se de um conceito complexo, que envolve a ideia de lucro, educação, meio ambiente e que só será alcançado se praticado – e entendido- em sua totalidade.

19 comentários:

  1. Lygia, Meu parabéns, seu blog realmente é incrível, descobri por acaso. Estava procurando alguma técnica para redação, pois, irei fazer a prova da CEF, e devo confessar! Redação é meu calcanhar de Aquiles.
    Gostei muito do tema sugerido, bem provável que seja sustentabilidade ou algo relacionado ao mercado financeiro.
    Abraços
    Roberto

    ResponderExcluir
  2. Estou gostando. Mas cadê o resto da redacao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resto da redação você pode fazer. Que tal?!

      Publico aqui em próxima postagem.

      Lygia Maria

      Excluir
  3. Oi, Roberto!
    Que bom que gostou do blog!
    Fique à vontade por aqui!

    Um abraço!
    Lygia Maria

    ResponderExcluir
  4. Querida você está sendo minha luz no fim do túnel.

    Muito obrigada!
    Patrícia

    ResponderExcluir
  5. Oi, Patrícia!

    Que bom que o blog está te ajudando. Fico feliz!

    Um abraço!

    Lygia Maria

    ResponderExcluir
  6. Olá Patrícia!

    Descobri seu blog pesquisando sobre temas de redação e adorei, a sua forma de escrever é bem objetiva. Vai me ajudar muito. Ver de SP

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns, adorei o blog :D

    ResponderExcluir
  8. Oi Lygia encontrei seu blog por acaso, agradeço sua boa vontade em ajudar, vc me esclareceu muita em como desenvolver o corpo de uma redação... obrigada!!! Deus ete abençoe...

    ResponderExcluir
  9. Oi Lygia, gostei muito do seu blog, por favor continue sempre postando redações que possívelmente possa cair no concurso da Caixa Econômica Federal. Desde já o meu muito obrigada.
    Simone

    ResponderExcluir
  10. Adorei. Achei por acaso numa busca de como fazer uma redação. Tenho muito dificuldade em desenvolver um tema. Vou exercitar.

    Brigado pela atenção. Kel

    ResponderExcluir
  11. estava procurando um site, para apreender como fazer uma reação discursiva, e adorei sua redação.

    ResponderExcluir
  12. Olá vi no seu blog que tem colocado sobre redação espero que atualize e coloque algo de 2014 pois ira me ajudar bastante pois irei fazer o concurso do CEF.
    Se puder!!! Agradeço.

    ResponderExcluir
  13. parabéns pelo seu blog.é bem explicativo.adorei que continue sempre assim.espero que você coloque atualidade de 2014.pois irá me ajudar.Agradeço.

    ResponderExcluir
  14. Oi gostei das suas ideias. Se possivel gostaria que colocasse alguns temas que pode cair no concurso da caixa economica 2014.

    ResponderExcluir
  15. Nossa! Muito bom, meus parabens. Posta mais, CEF 2014. Agradecemos desde já.

    ResponderExcluir
  16. boa noite amei seu blog otimas dicas de redaçao
    gostaria de saber se vc tem alguma dica de redaçao pro concurso do BB 2015

    ResponderExcluir