terça-feira, 5 de março de 2013

Redação do concurso para o Banco do Brasil





Em maio/2013 será a prova do concurso para o Banco do Brasil. Para dar uma ajuda a quem está se preparando, decidi escrever sobre a proposta do último concurso que houve para a instituição.





O tema foi o seguinte:


“Em uma relação comercial, há sempre duas partes envolvidas: a empresa e o consumidor. O acordo entre os interesses de cada uma dessas partes é um desafio a ser superado quando se quer transformar intenções em realidade.”
Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se a respeito do seguinte tema:

Conciliar as necessidades dos consumidores aos objetivos da empresa.



Comentários sobre o tema.

Trata-se de uma proposta fácil em relação ao assunto a ser tratado, porém alguns cuidados são necessários. Nesse tema, existe a tendência de o candidato fazer um texto expositivo, em vez de argumentativo. Se, ao produzir a redação, o autor falar somente sobre as necessidades dos consumidores e sobre os objetivos das empresas, não haverá argumentação, apenas informação. É preciso que se pense em um ponto de vista a ser defendido.

É sempre muito importante reservar algum tempo para pensar sobre a proposta, para interpretá-la. A redação começa a ser feita quando se começa a pensar sobre o tema.


Após pensar um pouco sobre a proposta, eu cheguei à seguinte linha de raciocínio:

O consumidor de hoje quer, principalmente, qualidade nos serviços que contrata e nos produtos que adquire. Essa  é, a meu ver, a necessidade maior das pessoas. Em muitos casos, acho que os consumidores não se importam em pagar um pouco mais caro se puderem contar com um bom produto. Até a empresa Isetisan trabalha essa questão em sua propaganda. Não sei se lembram: “É um pouco mais caro, mas é muito melhor”. Já as empresas têm como objetivo final o lucro. Na minha opinião, para que as duas partes sejam “felizes”, é necessário que as empresas busquem, na mesma proporção, lucro e qualidade no que oferecem.


Com base nessa linha de raciocínio, fiz o rascunho de uma redação. Segue:

Ponto de vista (apresentado na introdução): Para que se estabeleça uma relação harmônica entre empresas e consumidores, é necessário que as companhias ajam de forma ética e busquem aperfeiçoamento de forma contínua, pois o consumidor de hoje deseja, principalmente, qualidade.

Parágrafo de desenvolvimento 1: Sabe-se que o objetivo de qualquer empresa é o lucro, porém o sucesso financeiro deve estar ser sempre aliado à ética. Para que uma empresa tenha êxito, precisa apresentar uma imagem de credibilidade no mercado e isso só acontece quando a satisfação do consumidor não está em segundo plano. Buscar lucro é legítimo, mas somente oferecendo um serviço de qualidade se podem conciliar os interesses das duas partes.

Parágrafo 2 do desenvolvimento: A importância de se atuar com ética e comprometimento fica ainda mais nítida quando se analisa o perfil do consumidor de hoje. Com a vida corrida, característica do século XXI, o consumidor busca sobretudo qualidade, pois ele quer soluções e não aborrecimento. Com um mercado tão rico em ofertas, o consumidor também procurará bons preços, porém suas necessidades só serão atendidas se na compra ele também puder adquirir tranquilidade.

Conclusão: Lucro e qualidade são as palavras de ordem quando se trata de relações comerciais. No entanto só é possível conciliar os interesses de empresas e consumidores quando a qualidade do serviço é priorizada. A satisfação do cliente é a alma do negócio.



*Para fazer o texto, eu segui os seguintes passos: pensei sobre o tema, fiz um roteiro, cheguei a um ponto de vista e pensei em argumentos para comprová-lo.

*Quero também ressaltar um dado importante: em todos os parágrafos eu usei as palavras “conciliação”, “consumidor”, “empresa”. Isso é importante para que não haja fuga parcial do tema.


E por hoje é isso.

Bons estudos aos candidatos. Não deixem de dizer depois como se saíram na redação.

Até mais.

46 comentários:

  1. sigo sempre estes passo que vc falou, inclusive a minha abordagem do tema tem muito a ver com a sua abordagem.

    adorei.

    ResponderExcluir
  2. Que bom! Então você já tem uma boa técnica. Sucesso!!

    ResponderExcluir
  3. sou muito ruim em redação . A sua redação me ajudou
    muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente por te ajudado.

      Volte sempre!!

      Excluir
  4. Adoreis suas dicas querida, acredito que esses passos soluciana 80% das dificuldades na elaboração de um texto. Também A DO REI seu cabelo, achei ele lindo, minhas amigas vivem me criticando por eu não gostar do meu cabelo liso, porém eu prefiro cachos... Bjss gata, sucesso para o seu blog!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que a postagem ajudou!!!

    Eu gosto de ter cabelos enrolados. Não entendo essa obsessão por cabelos lisos. rs

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Simples e de qualidade!! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  7. muito boas suas dicas,muito obrigado por me ajudar. Agora te pergunto ao iniciar a redação não preciso colocar o título ou parto da intodução?



    um abraço
    Vilson de Bento gonçalves rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vilson!

      O título muitas vezes não é obrigatório, mas é sempre bom inserir um que seja criativo.

      Um abraço.

      Excluir
  8. Lygia, bom dia!
    Por favor estou com dificuldade para estudar temas da redação do concurso do bb, esse ajudou muito mas queria uma direção do que estar por vir na prova do dia 26/05, agradeço ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudia.

      Não temos como advinhar o tema da redação. O importante é saber tecnicas adequadas para fazer um bom texto. Assim, qualquer tema fica fácil.

      Pratique bastante para ter um bom resultado.

      Um abraço.
      Lygia Maria

      Excluir
  9. Bom dia,

    Você tem algumas sugestões para os temas do concurso que será em maio/2013?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho sugestão.

      Como disse para a Claúdia, acima, é preciso treinar para estar preparado para qualquer tema.

      Um abraço.
      Lygia Maria

      Excluir
  10. Parabéns pelo trabalho!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada, abriu minha mente!

    ResponderExcluir
  12. Lygia, gostei muito da sua abordagem, a redação ficou simples e focada no tema. Vou seguir suas dicas, quem sabe assim aprendo a ser mais direta nas minhas redações..rs. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamires.

      Isso aí. A redação exige objetividade.

      Pratique bastante e se sairá bem.

      Um abraço.
      Lygia Maria

      Excluir
  13. muito boa a sua redação.acho que o segredo de fazer uma boa redação é saber interpretar o tema e não fugir dele.

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. À disposição, Rafaela!!

      Um abraço.
      Lygia Maria

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu quis dizer foi quando chegamos próximo ao canto da folha e não tem mais espaço para concluir a palavra exemplo: O meio tecno-
      -logico neste seculo XXI teve um avanço muito grande. é correto usar o tracinho como eu o empreguei acima ou esta errada esta forma que utilizei?
      bjs até mas.......

      Excluir
    2. Oi, Patrícia.

      O título só é obrigatório quando há orientação explícita da banca a respeito. O ideal é que o título seja criativo para que sua redação se diferencie das demais. Jamais use o tema como título.

      Sobre a última pergunta, está certíssimo. Vá até o final da linha. Se não der para completar a palavra, insira um traço e, na linha seguinte, termine a palavra normalmente.

      Um abraço.
      Lygia Maria

      Excluir
  16. parabéns pelo blog, e pela redação redigida acima, também fiz esta redação e segui esta mesma linha de raciocínio.

    Porém, tenho uma dúvida, qual tipo de letra deve ser usada na redação, a letra discursiva, ou a letra de forma.

    Nesta redação usei a letra de forma, porém minha redação não foi corrigida.
    Irei fazer outra prova para o BB e não sei se existe obrigatoriedade no tipo de letra. (no edital não existe nada mencionado a respeito)

    O título também me causa dúvida, devo ou não colocar? (conforme a Lygia mencionou o uso é facultativo, porém tenho minhas dúvidas)

    A. Ribeiro - Santa Catarina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Você pode usar letra de forma, mas deve haver diferença entre maiúsculas e minúsculas.

      O título é obrigatório quando há orientação explícita para que se coloque um.

      Um abraço.
      Lygia Maria

      Excluir
  17. Parabéns Lygia, você explicou de uma maneira simples e fácil de aprender, nos ajudou muito.

    Queria ter uma professora assim como você, linda...

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Querida Lygia
    obs. esta redação tem 4 parágrafos e o titulo é centralizado mas não sei porque ao enviar ele ficou com esta estrutura, Mas aonde finalizei com ponto logo em seguida iniciei um paragrafo.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Realmente muito boas as dicas. O texto ficou simples e claro. Desta forma fica muito fácil elaborar a redação.

    ResponderExcluir
  23. Nossa adorei essa dica, muito obrigada

    ResponderExcluir
  24. Lygia Maria por que você uso a palavra tranquilidade no final do 2 desenvolvimento ? E não qualidade .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafael.
      Porque o consumidor não quer aborrecimento, quer tranquilidade.
      Um abraço.
      Lygia Maria

      Excluir
  25. Oiii..sou Diessica, sou péssima em redação,
    So em pensar no tema fico nervosa
    E me sai todas as idéias da cabeça!
    Vou fazer uma redação sobre este tema
    E eu iria adorar se vc pudesse me avaliar!

    ResponderExcluir
  26. Oi Lygia, adorei sua redação e adorei o blog, mas fiquei com uma dúvida em relação a esse tema e a outros que vejo por aí: existe diferença entre temas interrogativos para temas como esse do Banco do Brasil? Quero dizer, há alguma diferença de desenvolvimento do texto em que o tema é interrogativo para um que não é?

    ResponderExcluir
  27. adorei suas explicações.

    obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Muito Obrigada pelas dicas!!! Ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  29. Sempre termino minha redação com uma frase resumindo todo a minha argumentação como vc fez ( A satisfação do cliente é a alma do negócio). Vc também acha isso importante, ou colocou porque veio na mente no momento sem pretenção?

    ResponderExcluir
  30. MUITO OBRIGADA, ESSE MODELO É OTIMO. AJUDOU-ME MUITO!

    ResponderExcluir
  31. Olá. Você ainda tem esse blog como ativo? Gostei muito desse modelo de redação, e creio que não preciso falar o quanto seu trabalho é de qualidade. Estou estudando para concursos, redação também não é muito meu forte e, se tiver como, vou ficar seguindo possíveis dicas em seu blog. Um abraço e parabéns, Lygia Maria!! Washington Luiz. =)

    ResponderExcluir