sexta-feira, 5 de abril de 2013

E a placa do elevador...


Seguem os comentários sobre a placa do último post.

Em “Para evitar acidentes neste elevador, obedeça e exija o cumprimento das normas”, temos problemas de semântica e  de regência.

Em relação à semântica:

Não se pode dizer que uma pessoa obedece ao cumprimento de normas.  Podemos dizer:

“Fulano obedece às normas”
Ou
“Fulano cumpre as normas”.


Sobre a regência:
O verbo “obedecer” exige preposição A. “Eu obedeço Aos meus pais”. “João obedece A sua mãe”.
O verbo “exigir” NÃO exige preposição A. “Eu exijo o cumprimento das leis”. “Eu exijo respeito”.

Sendo assim, os dois verbos jamais poderiam estar relacionados, ao mesmo tempo, ao mesmo termo.– cumprimento.

Falei sobre essa questão de verbos com regências diferentes, sendo tratados de apenas uma forma, neste post AQUI.



Uma opção para reescritura da frase é a seguinte:

“Para evitar acidentes neste elevador, obedeça às normas e exija o seu cumprimento”.

Pronto!
Essa placa sempre me incomodou e agora eu me libertei do desconforto!! rsrs

Até a próxima.





2 comentários:

  1. Nossa, eu nunca iria parar para pensar nisso! Adorei esse seu post.... Muito curioso! As vezes nem nos damos conta que cometemos tantos erros bobos de português. Vou tentar aprender um pouco mais com esse seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    De fato, a gente acaba não percebendo vários desvios com os quais nos deparamos diariamente. Entender que essa placa está "errada", segundo a norma culta, não muda a vida de ninguém, mas é bom para pensar.

    Um abraço.

    ResponderExcluir