segunda-feira, 10 de junho de 2013

Vou estar falando ... sobre o gerundismo

Na novela Amor à Vida, o personagem Carlitto, interpretado pelo ator Anderson Di Rizzi, só fala usando gerundismo. Eu acho engraçado ver as cenas, porque se trata de um modo de comunicação característico de pessoas que querem falar bonito, mas, na verdade, estão usando um vício de linguagem chato.

Em uma cena, o personagem disse seguidamente estas 3 frases: 

“Você vai estar topando ir à festa comigo?”
“Você vai estar adorando a festa.”
“Você vai estar me vendo tocar como DJ.”

Chamamos tal estrutura de gerundismo porque é um formato desnecessário de comunicação. O gerúndio indica ação em andamento, porém, nas frases acima, não temos a ideia de processo em curso, por isso é inadequado.
O ideal seria dizer: Você topa ir à festa comigo?”, “Você vai adorar a festa.”, “Você vai me ver tocar como DJ.”.

Mas atenção, na frase a seguir, temos a estrutura semelhante, mas não ocorre gerundismo.

“Amanhã, enquanto você estiver trabalhando, eu vou estar tomando sol.”

Nessa frase, temos ações ocorrendo simultaneamente, por isso é adequado o uso do gerúndio.

Provavelmente a origem do gerundismo seja o  Future Continuous do inglês.
I’ll be sending a message tomorrow.
We’ll be traveling next week.

De vez em quando vejo o gerundismo nos textos dos meus alunos e sinalizo o problema.

Se você é uma pessoa preocupada com a escrita, fique atento a esse vício de linguagem.

Até mais.

3 comentários:

  1. Boa tarde, Lygia!


    Eu sei que és muitíssimo ocupada, mas, preciso imenso da vossa ajuda: (

    Correção do texto, nome dos livros para que eu possa estudar, custo das aulas e tudo mais.


    Um beijo!


    Viana Costa

    ResponderExcluir
  2. O pior de tudo é que os adeptos do gerundismo normalmente creem que estão abafando, não é mesmo?
    GK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gugu Keller!

      Exato!! O pensamento é o de que se está falando de forma muito culta.

      Espero que essa postagem ajude... rs.

      Um abraço.
      Lygia Maria

      Excluir