sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Solicitação de recurso - Redação

Olá!

Na redação sobre plágio que apresentei na última postagem, minha nota foi 8,0.

Considerei inadequada a pontuação e entrei com um recurso. Veja:

******************************************************************************************************
De acordo com o item 7.3 a, a redação seria avaliada segundo os aspectos formais, textuais e discursivos.

Aspectos formais
- A redação enviada não apresenta desvios gramaticais ou ortográficos e a linguagem utilizada obedece ao registro formal de comunicação. Não identifico, portanto, possibilidade de desconto de pontos no quesito “aspectos formais”.

Aspectos textuais
- De acordo com o tema, a redação deveria explicar o que é o plágio e soluções para evitá-lo na Educação a Distância. Foi dito no decorrer do texto que o plágio é a apropriação de conteúdo alheio. Além disso, foram apresentadas duas propostas de solução para o problema:

 1) criação de disciplinas ou maior oferta de debates  sobre o tema nas instituições.
 2) investimento maior em tecnologia nas instituições para identificação de plágio.

Com base nos aspectos apresentados, não se pode dizer que houve na produção textual fuga ao tema proposto. 

Em relação à estrutura dos parágrafos, também não houve inadequação, uma vez que são proporcionais em tamanho e foram utilizados de forma a obedecerem ao formato próprio do gênero dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).
Com base em tais dados, a nota atribuída ao texto no quesito “aspectos textuais” também precisa ser revista.

Aspectos discursivos
- Em relação aos aspectos discursivos, da mesma forma, não identifico inadequações, uma vez que os conectivos foram corretamente empregados, os parágrafos se mostraram encadeados e a argumentação foi apresentada de maneira clara, sem repetições de palavras ou expressões.  Tais características conferiram fluidez ao texto. A nota atribuída à redação no quesito “aspectos discursivos” também precisa, pois, ser revista.

Considerando os aspectos detalhados, solicito que seja revista a nota final da redação.

********************************************************************************

Após recurso, a minha nota foi alterada para 9,0. No entanto, atente para o comentário que recebi da Banca avaliadora:

Resposta ao Recurso: “Alterar a nota. Bom texto mais há argumentos que necessitariam de melhor desenvolvimento,”

Se a pessoa que escreveu a resposta ao meu recurso foi a mesma que analisou a redação, a situação é bem complicada, uma vez que o “mas” foi trocado por “mais”, não houve vírgula após a palavra “texto” e o parecer foi finalizado com vírgula em vez de ponto.

E a gente vai levando...

Até mais!



7 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Eu estava a procura de um material que me auxiliasse para redigir redações e encontrei este blog perfeito. Estou me preparando para concursos e se Deus quiser passarei. Infelizmente, algumas bancas avaliadoras não são sérias. Pois, esta resposta que deram ao seu recurso possui erros gritantes e doem demais aos meus olhos, mesmo não sendo um dominador da Língua Portuguesa. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o blog está te ajudando!!
      Realmente, eu fiquei pasma com a resposta que recebi. Um absurdo!
      Mas... vamos em frente!
      Um abraço.
      Lygia Maria

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog! Fiquei indignada com a resposta da Banca avaliadora, acredito ser um absurdo, alguém da Banca trocar o mas pelo mais.
    Mais uma vez, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Olá Lygia!
    Te mandei um email... vc recebeu?
    Sávio
    saviosquasher@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, mas que absurdo isso!
    É impossível confiar em notas de avaliações quando acontecem equívocos deste tipo.
    Serio, alem de pasma estou indignada, como se tivesse ocorrido comigo.

    ResponderExcluir
  5. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco. Tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita. Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Minhas saudações. António Batalha.

    ResponderExcluir
  6. Oi lygia, tudo bem? vc ainda corrige redaçoes?

    ResponderExcluir